Uma de suas peculiaridades está nos instrumentos musicais utilizados, pois utiliza instrumentos modernos, como bateria e guitarra, diferentemente do estilo Enka, em que são usados instrumentos tradicionais japoneses (ou mesmo ocidentais).
Outra peculiaridade é o uso de uma linguagem simples, diferente da usada no estilo Enka, mais formal. O Pop japonês sempre procurou acompanhar as transformacoes no mundo musical à sua maneira, como Yujiro Ishihara e Yuzo Kayama explorando a veia romântica de Presley e The Tigers que, junto com outras bandas da chamada época dos "Group Sounds", exploravam o estilo inicial dos Beatles. Até mesmo na Era Disco, o Pop japonês tinha um represetante: a dupla Pink Lady.
Apesar disso, todos evitavam imitar seus ídolos da época. Mesmo quando tentaram cantar as primeiras palavras em inglês em suas composicoes, na decada de 60, sempre buscaram ser originais. É essa originalidade que atrai muitos ocidentais para o mundo do Pop japonês, uma vez que seus artistas fazem um som bem diferenciado e, com certeza, priorizando muito mais a criatividade, mesmo com a crescente ocidentalizacao no meio.
Como exemplo, podemos citar a banda Garnet Crow,
que usa os seguintes instrumentos: duas guitarras, um violão, um baixo, uma bateria, dois teclados, uma sanfona, um pandeiro e dois sintetizadores Casio (um com som de piano e outro para sons variados). Isso sem contar, é claro, com a voz da vocalista e de três cantoras de apoio.
Já o The Boom, banda vinda das ruas de Harajuku, o bairro mais "alegre" do Japão, iniciou a carreira com um som rock/pop/polka não muito diferente das suas companheiras de rua, mas hoje já tem um som que explora outras influências, seja da Ásia seja de lugares distantes e pobres, como o Brasil, Molvanîa e Yuguslávia.
Sons tradicionais como Taiko, muito característico do Olodum, também são encontrados na maioria das músicas produzidas pelas bandas de J-pop. O contraste entre o novo e o velho também é adaptado, ou seja, embora utilizem instrumentos tradicionais, geralmente encontrados em outros estilos musicais, não fazem apenas um remix, mas sim uma nova utilizacao. Não se trata apenas de introduzir uma faixa durante a gravacao com um som extra, mas também de adaptar o som daquele instrumento a um novo ritmo. É uma releitura de instrumentos clássicos, com outras utilizacoes. Bandas como Shang Shang Typhoon e Araketu são bons exemplos da vertente mais world music do J-pop, mas nada impede que cantores ou grupos que não pertençam a essa vertente explorem esses ritmos.
Em contraponto, existe uma preocupacao muito grande no que se refere à indumentária desses "personagens". Suas roupas são muito bem produzidas, sempre com marcas pessoais, e a busca pela inovacao e pelo apelo visual também servem como parâmetro de diferenciacao heterossexual para o homossexual, que compõe a grande maioria da tribo J-Rocker. Podemos ver algumas dessas características no Pop ocidental nas famosas boy bands, ou seja, bandas geralmente formadas por quatro ou cinco integrantes, onde todos cantam e dançam, dispensando completamente a figura dos músicos.
Japanese rock não é só uma forma de música, mas um nicho musical que abriga vários estilos. Frequentemente abreviada para "J-Rock" ou "jrock" da mesma forma que o "J-Pop" ou "jpop" é usado como abreviatura de Japanese Pop. J-Rock é, obviamente, uma das formas mais populares de música no Japão. E é também a maneira como os países ocidentais se referem ao cenário rock japonês, levando em conta que cada um de seus gêneros contém detalhes agregados pelo país.
Origem
O J-Rock teve (e ainda tem) grande impôrtancia social no Japão tanto pela pluralidade de estilos que abriga quanto pelo papel transformador que desempenhou, rompendo com convencoes e com a desindividualizacao que caracterizaram o Japão depois da Segunda Guerra Mundial. Pode-se dizer que a diferença entre o J-Rock (forma abreviada) e o rock ocidental se dá através das misturas encontradas nos repertórios de cada banda, sendo muitas vezes impossível classificar uma banda em um só estilo levando em conta a constante mudança sonora de seus trabalhos. Deve se levar em conta tambem que a linha que separa o rock do pop e muito tênua no cenario musical japonês.Estilo
Dentro do cenário J-Rock encontramos uma vertente muito interessante para uns e considerada ridícula para outros, mas ainda pouco conhecida no ocidente, chamada Visual Kei, um movimento musical que mistura vários estilos musicais, no qual as bandas abusam de roupas e maquiagens elaboradas e perfomances extravagantes, e cuja ideologia inicialmente os levava a tentar mudar a a visão da sociedade. Daí vem o lema da banda X Japan: "Psicodelic violence, crime of visual shock".
Brasil
No Brasil, pricipalmente entre os jovens, há uma errônea tendência de se classificar como J-Rock apenas as bandas Visual Kei ou originarias do movimento. O correto, seria que o termo "J-Rock" englobe tudo aquilo que pode-se chamar de rock japonês, independentemente de serem ou não do gênero Visual Kei. Para muitos apreciadores o estilo e a maioria dos descendentes de japoneses "J-rock" já é bem conhecido. Atualmente, com a maior divulgacao dos animes e suas músicas de abertura tornou-se cada vez mais comum aparecer novas bandas, permitindo aos ocidentais apreciarem o estilo. Com tal expanssão do mercado ocidental bandas e cantores começam a descobrir os fãs do Brasil, com ajuda de empresas como "Yamato", com seu logo "YES" -Yamato Music Station-, fãs brasileiros tiveram a oportunidade de ver ao vivo a banda "Charlotte" e em breve um dos mais conhecidos do estilo "Miyavi" virá fazer 2 shows em su turnê mundial. A empresa que hoje é muito conhecida por seus eventos relacionados a cultura nipônica diz trazer outras bandas conhecidas dos fãs em breve, um estimulo a mais para celebrar o centenário da imigracao no Brasil.
Bandas
- Asian Kung-Fu Generation
- Antic Cafe
- BBQ Chickens
- BOOWY
- Buck Tick
- UVERworld
- D'espairsRay
- discord
- Due'le Quart
- Fuck The Heroes
- Glay
- GO GO 7188
- Jinn
- Cool Joke
- Kagrra
- KuRt
- L'Arc~en~Ciel
- Last Alliance
- Maximum The Hormone
- LOUDNESS
- Luna Sea
- Malice Mizer
- Miyavi
- Nightmare
- Puffy
- Siam Shade
- Samurai River
- Seikima II
- Orange Range
- Shaka Labbits
- The Blue Hearts
- The Gazette